Ritidoplastia é o nome técnico para a cirurgia de face, popularmente conhecida como lifting facial.

O procedimento visa melhorar os sinais do envelhecimento no rosto e no pescoço, o que resulta em um rejuvenescimento facial.

Geralmente a técnica é indicada para pessoas acima dos 40 anos e promove um levantamento do rosto, minimizando rugas e vincos, e removendo excesso de pele e flacidez, o que proporciona um contorno facial mais jovem e definido.

O procedimento completo trata os três terços da face como um todo, corrigindo flacidez ou testa franzida, queda das pálpebras superiores, vincos nas pálpebras inferiores, vincos nasogenianos (ao longo do nariz que se estendem até o canto da boca), papada ou excesso de pele e gordura sob o queixo, entre outros.

 

Como é feita a cirurgia?

A ritidoplastia é realizada por meio de anestesia local e sedação ou anestesia geral.

A técnica de execução varia de acordo com o grau de envelhecimento do paciente, mas em um procedimento tradicional é realizada uma incisão próxima ao couro cabeludo, que começa na região temporal e se estende em torno da orelha até a parte inferior do couro cabeludo.

Através dessa incisão o excesso de pele pode ser retirado ou reposicionado, a gordura pode ser esculpida ou redistribuída no rosto e os músculos são elevados.

Se o paciente apresentar papada, uma segunda incisão pode ser feita abaixo do queixo para correção e retirada do excesso de pele e gordura.

O fechamento das incisões, pode ser feito por meio de sutura ou adesivos cirúrgicos, dependendo da decisão do cirurgião plástico.

Vale ressaltar que as cicatrizes da cirurgia de face costumam ficar escondidas no couro cabeludo e nos contornos naturais do rosto, sendo pouco visíveis.

Quais os resultados que a ritidoplastia proporciona?

Os resultados começam a aparecer com a diminuição do inchaço e dos hematomas, comuns após o procedimento.

Mas o resultado definitivo só poderá ser observado após 6 meses, quando a cicatrização estará completa.

Essa cirurgia plástica pode resultar em uma aparência rejuvenescida, de 5 a 10 anos a menos.

Porém, não é possível garantir o tempo de duração dos resultados, pois o processo de envelhecimento natural continua a ocorrer. Para prolongar os resultados é indicado utilizar proteção solar e manter um estilo de vida saudável.

Agende sua Consulta

Artigos Relacionados

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário