A cirurgia de lipoaspiração tem como objetivo remodelar áreas específicas do corpo, removendo o excesso de gordura localizada.

Ela é indicada para pacientes que não estão acima do peso, mas que apesar disso apresentam depósitos de gordura, em regiões como abdômen, coxas, braços, papada, cintura, costas, entre outros.

O procedimento pode ser de pequeno, médio ou grande porte, de acordo com a quantidade de gordura a ser retirada, porém geralmente é possível retirar no máximo 5% do peso corporal do paciente.

Como é feita a lipoaspiração?

O primeiro passo é a aplicação de uma solução líquida, chamada de Klein, que é infundida na área visando reduzir o sangramento e o trauma.

Depois são realizadas pequenas incisões, por onde são inseridas as cânulas até o tecido adiposo, as cânulas são as responsáveis por aspirar a gordura devido a um sistema de vácuo.

Como as incisões são pequenas, as cicatrizes também ficam muito discretas, com cerca de meio centímetro, tornando-se quase imperceptíveis com o tempo.

A anestesia usada pode ser anestesia geral, peridural ou local, dependendo do porte do procedimento. O tempo de internação também é variável, de 12 a 24 horas.

 

Quais os resultados e os cuidados durante a recuperação?

Após a lipoaspiração uma malha de compressão ou bandagens elásticas são colocadas para ajudar a controlar o inchaço.

Em alguns casos, também é colocado um dreno por debaixo da pele para remover fluídos e sangue, que é retirado após alguns dias.

É comum o aparecimento de manchas roxas e certo incômodo nas primeiras semanas. Um dos cuidados principais é a utilização de uma cinta, por cerca de um mês e meio, e a realização de algumas sessões de drenagem linfática indicadas pelo cirurgião plástico, pois contribuem para uma melhor cicatrização.

Os resultados já podem ser percebidos cerca de 2 ou 3 meses após o procedimento, mas a recuperação e cicatrização completas levam aproximadamente 6 meses.

Vale ressaltar que a lipoaspiração pode ser associada também a outras cirurgias plásticas, como prótese de mamas, abdominoplastia, etc.

Agende sua Consulta

Artigos Relacionados

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário